top of page

 

 

Grêmio estudantil  

37 anos de existência

 

 

O que é o grêmio?!

           

           Grêmios estudantis constituem um meio muito válido de participação dos alunos no cotidiano escolar. Desde os anos 1980, o CIC de Passos mantém uma regularidade na escolha de representantes de alunos através do Grêmio abrindo um espaço de discussão entre alunos e direção, favorecendo a formação para a cidadania, fortalecendo noções a respeito de direitos, deveres e convivência comunitária.

 

Como ele funciona no CIC?

           O Grêmio no CIC desejada elaborar seu programa de atividades em cima das necessidades concretas do grupo, da escola e até da comunidade; promover eventos  e atividades recreativas, culturais, desportivas, literárias e educacionais que despertem a consciência crítica; prestar conta de seus atos periodicamente,  não tomar nenhuma decisão arbitrária; é autônoma e apartidária; desenvolver o espírito de solidariedade e cooperação entre os estudantes e a escola. Este grêmio Democrático é o ideal porém foi muito difícil ser alcançado, pois  não temos bons exemplos históricos de liderança democrática nas instituições brasileiras.

 

Qual é sua história?

            

               O atual grêmio estudantil do CIC Passos foi fundado em 1993, porém antes disso em 1980 o colégio experimentou algumas experiências com representação estudantil neste ano os então alunos Renato Mohallem, que hoje é empresário, e Arnaldo Guimarães juntamente com mais um grupo de alunos, vendo que faltava representatividade aos estudantes foram até a direção. E em reunião com Madre Terezinha e a coordenação pedagógica criaram o primeiro plano de um grêmio, na época se chamava CCE, Centro Cívico Escolar, e no ano seguinte, após uma votação acirrada a Chapa Renovação de Renato venceu a Chapa DEC, Diretório Estudantil do Cic, por nove Votos de diferença,  191 a 182.

              

              Em 2004 o então ex presidente Felipe Avelino Felix Moraes, que estudou a vida inteira no CIC e cresceu ouvindo chapas de Grêmio Estudantil prometendo toboágua na piscina, salão de jogos, viagens gratuitas e uma série de outras coisas, disse:

           

            “Durante um tempo, o Grêmio desapareceu. Graças a essas maluquices que eram prometidas e nunca cumpridas, a instituição foi caindo em descrédito.

            Em 2004, decidimos que o Colégio merecia uma chapa que fosse efetiva, que tivesse representatividade frente à direção e que fosse realista com as propostas.

            Um dos passos importantes que demos no sentido de trazer essa representatividade, foi escolher membros de praticamente todas as séries: salvo engano, havia membros desde a 6ª série até o 3º colegial.

            Isso foi muito importante, pois cada série tem problemas e reivindicações diferentes.”

 

           Então devido a essa grande luta e devoção que estes alunos demonstraram, eles enfim conseguiram fazer novas eleições e Criar o Grêmio que hoje conhecemos.

           Nos últimos 13 anos o grêmio tem funcionado de maneira regular e intensa, produzindo muitos resultados positivos. Prova disso é o novo regime do grêmio com a Presidência de Bruno Costa e a Vice-Presidência de Raphaela Cardoso que conseguiram alcançar uma aprovação de 85%.

            Esta Chapa com o nome de SuperAção foi a vitoriosa com 155 votos, já as Chapas Neo de Fernando Lauria e 1nTer4çao conseguiram 152 e 27 votos respectivamente.              

            Os objetivos do nosso grêmio foram estabelecidos na revisão do estatuto que foi efetuada em 2009, porém devido aos novos tempos houve a necessidade de rever o estatuto que, depois de uma Assembléia Geral, foi reeditado pelo atual presidente Bruno Santos Costa que restabeleceu os valores: congregar os estudantes, defender os interesses individuais e coletivos dos estudantes; incentivar a cultura literária, artística, desportiva e de lazer; realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural, educacional, político, desportivo e social com entidades congêneres; lutar pela democracia permanente dentro e fora da escola, através do direito de participação nos fóruns deliberativos adequados.

 

Quem foram seus membros?

          Enquanto a sociedade atual move-se cada vez mais para o individualismo, o dia a dia do grêmio estudantil é uma via contrária: os jovens aprendem a ser, elevam sua auto-estima e autonomia, aprendem a conviver através da cooperação e, também, a  agir, ter iniciativa, liderar. Aprendem também a aprender com as relações que se estabelecem no próprio grupo, com as direções e coordenações e com os próprios liderados.

         Observamos com muita alegria o desenvolvimento de laços de amizade muito fortes no período de vigência dos mandatos e que essas  amizades prolongam-se  pela vida  profissional ligando as pessoas para o resto de suas vidas e  proporcionando-lhes experiência impar, como podemos  sentir nos  depoimentos dos ex-alunos:

 

          Ex-integrante Felipe Avelino Morais, Bacharel em Administração pela UEL e Pós graduando em  Engenharia de Produção  pela  USP  de  São Carlos afirmou:

         “Cresci no CIC assistindo Agremiações Estudantis tomando posse com propostas faraônicas e saindo completamente esquecidas. Em 2004, montamos uma chapa com membros de várias idades diferentes, mas todos com pleno entendimento da função do Grêmio, de representatividade e ligação entre alunos e direção. Trabalhamos com projetos efetivos e viáveis, alinhando a atuação da diretoria com os anseios dos alunos.Além dos resultados alcançados no colégio, a participação no Grêmio contribuiu significativamente para que eu conseguisse meu primeiro estágio, assim que ingressei na Universidade. Fica o desejo de que a semente que plantamos lá atrás dê frutos, e que gestões muito melhores e mais efetivas que a nossa surjam no CIC."

    

          Ex-integrante Fernando Gomes Reis que é formado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, participou do Grêmio, no mesmo período, deu seu depoimento:

        

           "Quando me lembro do Grêmio estudantil, logo penso em uma de nossas realizações: um debate entre os candidatos a prefeito. E o que nos levou a organizar este evento? O próprio Grêmio nos possibilitou uma consciência política a partir de um projeto de chapa, eleição, votação e representatividade dentro de uma escola. Quero dizer que o exercício da cidadania é aprendido em um cotidiano político e a importância dessa postura de participação em um coletivo não depende se estamos falando de uma escola, cidade ou país.”

 

            Ex- presidente do Grêmio Othon José Ribeiro Pereira. afirmou:

          “Há dois anos  eu teria feito parte da chapa que foi vencedora, mas por alguns enganos fiquei de fora da competição. Penso que  há fatos que acontecem para o nosso bem, pois  hoje sou presidente  do grêmio estudantil e o mérito da  vitória  não é  apenas meu,  sem meus amigos e companheiros não teríamos conseguido.

Muita tensão, expectativa, medo e paciência fazem parte da competição. A alegria de vencer  fica de frente com a tristeza da derrota dos outros, porém não se deve esnobar os que perdem porque amanhã eles terão outra chance de vitória, como eu tive.

 Assim a minha mensagem é que se você falhou, nunca desista do seu sonho, persista porque a alegria obtida no final compensará tudo o que você sofreu e a felicidade será inexplicável!”

 

           Para o ex-orador da gestão Alexandre Kirchner Paschoini, sua participação no Grêmio  foi assim descrita:

 

          “No grêmio eu aprendi demais. Foi como se eu houvesse cursado uma escola a parte, uma escola de administração. Lá aprendi a resolver os mais diversos imprevistos, além de ter tido uma noção de como é organizar eventos e a atenção que isso demanda. Houveram dificuldades, principalmente quanto à  burocracia, inevitável, do colégio, mas, fora isto, foi uma época muito boa onde fiz amigos que realmente pensavam da mesma maneira que eu. Foi um período de grande crescimento , tanto intelectual quanto político.”

          

           Plínio Gonçalves Ferreira Ex-presidente do Grêmio disse que :

 

          “Ao fazer parte de uma organização como o Grêmio estudantil, somente tenho a dizer que aprendi muito. Foram várias discussões, pedidos, propostas, idéias novas e relações sociais durante os dois anos. Neste período, aprendi a perceber que existem vários pontos de vista diferentes e a conviver com eles, de forma que não devemos ser egoístas e pensar que só a nossa idéia é a que vale. Também, que as coisas não são fáceis, mas que tudo é possível; basta não se render à ociosidade e não se contentar com pouco, pois podemos realizar sonhos mais ambiciosos.”

 

         Ex-Vice-presidente Felipe Avelino Felix Moraes afirmou:

        

         “Cabe aos alunos do Grêmio avaliarem o que pode e deve ser solicitado, e se organizar para repassar essas solicitações à Direção.

Na época, conseguimos participação em uma reunião que acontecia mensalmente na escola. Tínhamos um espaço no início para apresentar nossos pontos, que eram discutidos internamente entre a direção, e posteriormente respondidos a nós.

Esse trabalho me levou a conquistar meu primeiro emprego na faculdade, pois a única experiência que eu tinha estava relacionada ao Grêmio Estudantil. Portanto, valeu muito a pena.”

 

O Primeiro e o Atual

 

         Renato Mohallem foi o Primeiro Presidente do grêmio em 1981, ele nos contou como foi sua experiência:

          “Nós na época queríamos uma mesa de ping-pong  mas não tínhamos ninguém que apoiasse e que representasse nossos  interesses então estava muito difícil de conseguir, foi ai que tivemos a idéia de criar um CCE, Centro cívico escolar, atualmente é o grêmio.

                 Tudo foi muito bom, principalmente as eleições, onde nós nos extrapolamos e fizemos campanha até na praça, lembro me até hoje de escrever “Renovação 81” em um dos bancos de lá, e isso tudo esses atos levaram a uma grande richa que tinha chapa tinha com a do Arnaldo, mas no final não deu pra ele.. nós ganhamos com nove votos de diferença e conseguimos a mesa de ping-pong.

             Tenho saudade dessa época, foi uma experiência muito boa eu que tinha vergonha de falar em publico e me desinibir consigo hoje falar na frente de grandes multidões e a ser mais desinibido, tudo graças a minha experiência que tive com o grêmio.”

         

        Bruno Costa é nosso atual presidente e também nos contou como é a experiência de estar a frente de um grêmio:

          

               “Quando entrei no Cic em 2012 e vi o grêmio passando nas salas, aquele clima de campanha, de rivalidade, os cartazes as propostas com tudo aquilo eu fiquei extremamente perplexo e maravilhado,  já que na minha antiga escola não existia sequer lideres de sala, então desde aquele ano eu prometi a mim mesmo que faria tudo para ser presidente do grêmio algum dia.

                E foi assim durante 4 anos eu esperei a minha vez assisti mais uma eleição depois daquela de 2012 até chegar a minha em 2016, foi realmente uma loucura estar lá concorrendo passando nas salas colando os cartazes que nós mandamos fazer, enquanto as outras chapas faziam eles mesmos os cartazes nós mandamos fazer os nossos, o que gerou um grande ar de profissionalidade na nossa chapa.

               Nós estávamos contando com a vitória certa até o dia em que passamos na salas, nós falamos muito pouco tipo uns..5 minutos, nem isso em cada sala, enquanto nossos concorrentes falavam 10 minutos em cada uma, isso fez com que nossas intenções de votos caísse, mas como a maioria ainda estava indecisa foi no dia do debate que nós conseguimos fechar nossos votos, vixe!(sic). Eu lembro o quão eu estava ansioso para debater ansiedade que foi sendo quebrada a cada momento em que eu falava.

               E no final não deu pros outros nossa chapa ganhou e estamos no comando até hoje, só vamos sair em 24 de agosto do ano que vem (2018). Mas enfim, é realmente uma experiência muito boa, muito gratificante, faz você ter responsabilidade, saber resolver problemas, ver que você não vai conseguir agradar a todos e conseguir falar em publico, realmente é muito bom e no meu caso gerou uma grande paixão pela política onde me afiliei em um partido e pretendo seguir esse rumo.

           Tudo graças a inesquecível experiência que tive com o grêmio e vou sentir muita saudade de meus anos no CIC e  no grêmio, e eu ainda posso dizer o que mais nenhum presidente pode, posso dizer que eu fui o presidente no centenário!”

 

Equipe atual

 

           O grêmio atual é formado por alunos de diversas series que além de se sentirem privilegiado, se empenham ao Maximo para realizar as propostas que prometeram como por exemplo a Olicic (Olimpíadas do Colégio Imaculada Conceição), que a dois anos trás eventos esportivos de grande variedade aos alunos, e também o campeonato de Ping-pong que a três anos vem sendo um sucesso.

        Veja os depoimentos de alguns membros, que representam, exatamente a satisfação e o sentimento de cada um com para essa parte da instituição:

 

         “Como Vice-Presidente do Grêmio Estudantil, me sinto muito privilegiada por fazer parte deste, uma vez que com ele aprendi a ter mais responsabilidade e compromisso.

         Além de que acho muito importante termos um Grêmio, visto que este é composto por alunos de diferentes séries e procuramos atender não só a pedidos dos alunos, mas também ajudar o colégio com eventos realizados.” (Raphaela Cardoso, Vice-Presidente)

 

        “Fazer parte do grêmio é se sentir parte da escola, é sentir que representa os alunos e seus interesses e que está fazendo algo para auxiliar a escola a melhorar a comunicação com seus alunos.

        Grêmio significa coletividade e representação alem de tudo é uma forma de ensinar os alunos a importância de seus votos, já que na escola como na vida um grêmio que não se esforça torna-se algo insignificante e uma palhaçada (sic),

        Grêmio também é um aprendizado , uma experiência de gestão, já que entramos pensando que podemos fazer tudo e mudar tudo, e aprendemos que existem regras e limitações mas isso não é necessariamente ruim, assim como lições que levaremos para nossa vida profissionalmente, como organização e coperatividade. E esse é um ganho que ninguém pode nos tirar.” ( Maria Eduarda Fernandes, Secretária Geral)

       

       “Acho o grêmio estudantil muito importante, pois é algo que contribui muito para uma aproximação dos alunos com a escola e da escola com os alunos , e poder fazer parte do grêmio é uma experiência incrível, que me proporcionou um crescimento dentro do colégio e fora dele.

        Foi algo que me deixou mais próximo das pessoas, porque eu tive a oportunidade de conversar com elas, mostrar nosso trabalho na escola e também , ouvir sugestões para nossos projetos e melhorar nossa gestão.” (Gabriel Tozzi, Tesoureiro Geral)

 

        

        “Quando fiquei sabendo que havíamos ganhado as eleições fiquei muito feliz, e poder participar desse grupo é muito gratificante para mim.

          Poder representar os alunos perante a diretoria é uma responsabilidade muito grande e nós do grêmio procuramos fazer de tudo para ajudar a todos. Com o grêmio eu posso adquirir uma experiencia e quem sabe poder usa-las na minha carreira profissional.

        Tudo oque já realizamos no grêmio foi muito bom e creio que só melhorará o funcionamento desta escola centenária.”  ( Sofia Vilela, Primeira Tesoureira)

 

       “Só tenho a agradecer pela oportunidade que tive de trabalhar no grêmio. Foi uma experiência incrível participar da coordenação de um grupo de estudantes que representa a escola, uma vez que temos a grande responsabilidade de representar os alunos e seus interesses na direção do colégio.” (Ana Clara Peres Diretora Social)

 

        Realmente é única a experiência de participar de um grêmio, principalmente se em sua cidade  uma das únicas senão a única escola que possui o Grêmio Estudantil é a sua, e melhor ainda se ela tem cem anos e nós temos a chance única de participar das festividades e das comemorações do centenário, que foram realmente maravilhosas e únicas.

       E é com todo carinho que nós desejamos que o bicentenário dessa amada e grande escola seja tão grande quanto foi o centenário e esperamos que neste haja sempre um grêmio  para auxiliar a escola e representar os alunos do Colégio Imaculada Conceição que hoje tem 100 anos de historia e tradição em nossa cidade.

 

 

Equipe Grêmio SuperAção 2016/2018

bottom of page