

Cerimonial do Grêmio
INTRODUÇÃO
Nosso Cerimonial é a nossa cara, a nossa representação, de um modo solene, é nossa identidade. De acordo com o artigo 44° do nosso estatuto:
"O cerimonial do GE é formado pela ordem geral de precedência, anexas ao presente estatuto, que se deverão observar nas solenidades oficiais realizadas no Colégio, nos desfiles, ou em qualquer outra ocasião que tenha ligação ao GE.
Parágrafo único- O cerimonial do GE ficará sob gerência do Diretor de Cultura, que terá de tomar conta da integridade de seus respectivos objetos e mantê-los em ótimo estado, terá também de gerenciar a parte do grêmio nas cerimônias solenes, como as de posse, e as de extrema importância para o grêmio."
A FAIXA PRESIDENCIAL
A faixa presidencial brasileira é a representação suprema do poder Executivo exercido pelo Presidente da República, além disso ela é o marco que simboliza o começo e o fim do mandato do presidente, e no grêmio não é diferente. E os artigos 45° ao 47° do estatuto explicam corretamente como deve-se usadar tal simbolo:
"Nas cerimônias oficiais para as quais se exijam a presença do grêmio, o Presidente usará em baixo da blusa de agasalho, casaca (uma vez que estas estejam abertas na parte frontal) ou sobre o uniforme, a Faixa Presidencial.
Parágrafo único- A faixa presidencial instituída em 12 de setembro de 2017 pelo presidente Bruno Costa, faz parte da integridade e do corpo material do grêmio, sendo ela impossível de ser destituída ou inutilizada.
Art.46°- Nas cerimônias de Posse do grêmio, o presidente da chapa a ser empossada receberá do ex presidente a faixa presidencial, que dever-se-á ser colocada no novo presidente pelo ex- presidente.
Nos Desfiles:
Art.47°- Por ocasião dos desfiles ligados direta ou indiretamente ao grêmio, o Presidente do GE, portando a faixa presidencial, terá a seu lado o Vice - Presidente e mais dois membros distintos do GE.
Parágrafo único- Se caso for necessário que o GE desfile junto aos demais alunos da escola o presidente, se ausente, o Vice–Presidente deverá portar a faixa presidencial desde que o grêmio tenha lugar separado no desfile."